Busca no site

Ensino Médio

O profissional do futuro deverá contar com sólida base de conhecimentos e, ao mesmo tempo, ser criativo para encontrar soluções para os problemas que surgirão. Profissões irão desaparecer; outras, despontar. A mudança de área poderá tornar-se inevitável. Por isso, o profissional nunca poderá deixar de estudar e de atualizar-se.

Programação avançada, tecnologia educacional de ponta, plantões de dúvidas, orientação profissional, exames vestibulares simulados e atividades complementares estimulantes são alguns dos recursos oferecidos no Ensino Médio do Colégio Objetivo.

MATERIAL DIDÁTICO

Um dos diferenciais dos cadernos de atividades, dos livros da Coleção Objetivo e de todo o nosso material didático é a constante atualização. Nesse trabalho, o Centro de Pesquisa e Tecnologia – CPT traz a tecnologia de ponta; a Divisão de Sistemas e Métodos de Aprendizagem atualiza e controla a metodologia de ensino e as práticas pedagógicas; o Corpo Docente se aplica à análise dos exames vestibulares e à seleção das questões mais significativas, ano após ano; o Departamento de Programação Pedagógica responsabiliza-se pela estruturação dos cursos, dos horários e das demais atividades; a Edita e o Parque Gráfico encarregam-se de colocar na mão do aluno, em todas as unidades, o material correspondente a cada aula.

Os Cadernos de atividades são o material básico para o acompanhamento das aulas do Ensino Médio. Modulados aula por aula, contêm teoria e exercícios, que serão desenvolvidos em sala, e orientação para aprofundamento do programa na Tarefa de Casa e nos livros da Coleção Objetivo. A cada aula corresponde uma tarefa de casa, diária, que deve ser realizada pelo aluno fora do período escolar. As tarefas de casa são elaboradas para atender a diferentes objetivos. Primeiramente, visam a fazer com que o aluno reveja o conteúdo trabalhado em sala de aula e verifique sua efetiva compreensão do assunto. Em alguns casos, os exercícios propostos são de reforço da aprendizagem. Em outros, procura-se incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos através de pesquisas e desafios. É fundamental que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade, a cada dia, pois são partes integrantes do processo de aprendizagem e complementam o trabalho realizado em sala de aula.

Os alunos de 1ª e 2ª séries recebem, a cada bimestre, um Caderno de Atividades e um caderno de Tarefa de Casa (TC), nas quais estão distribuídas as diferentes disciplinas, além de um volume contendo uma obra literária.

• OBRAS LITERÁRIAS – PROGRAMA MÍNIMO DE LEITURA

A cada bimestre, os alunos devem ler pelo menos um livro, fornecido pelo Colégio – uma obra de importância na literatura de língua portuguesa, em edição especialmente preparada, contendo notas e questionário. As aulas de Português também são organizadas de modo a conduzir e orientar o aluno para o desenvolvimento dessa leitura. Outras atividades são propostas pelo professor para incentivar e acompanhar a efetiva leitura do livro. Os títulos escolhidos estão entre os mais freqüentes nas listas de leitura obrigatória para os vestibulares das melhores universidades. As provas de Português também apresentam questões alusivas a essas obras.

 

LIVROS DE LITERATURA

 

 

 

Ano


Bimestre

Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente


Bimestre

Contos, de Machado de Assis


Bimestre

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida


Bimestre

Iracema, de José de Alencar

 

 

 

 

Ano


Bimestre

Dom Casmurro, de Machado de Assis


Bimestre

O Cortiço, de Aluísio Azevedo


Bimestre

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto


Bimestre

Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio de Alcântara Machado

Os alunos de 3ª série recebem bimestralmente, um Caderno de Exercícios, um Caderno de Teoria, um Caderno de Tarefa, um Gabarito de Tarefa. (tabela abaixo)


MATERIAL DIDÁTICO

MATERIAL

CADERNO

PERÍODO

DESCRIÇÃO

Caderno de exercícios

Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

1

1º bimestre

Contêm exercícios para serem resolvidos em sala de aula.

2

2º bimestre

3

3º bimestre

4

4º bimestre

Caderno de teoria

Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Português e Química

1

1º bimestre

Contêm a teoria das disciplinas para ser trabalhada em sala de aula.

2

2º bimestre

3

3º bimestre

4

4º bimestre

Caderno de tarefa

Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química

1

1º bimestre

Contêm exercícios para serem resolvidos em casa.

2

2º bimestre

3

3º bimestre

4

4º bimestre

Gabarito da tarefa

Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química

1

1º bimestre

Contêm o gabarito dos exercícios para serem resolvidos em casa.

2

2º bimestre

3

3º bimestre

4

4º bimestre

Fichas-resumo

2º semestre

Contêm o resumo dos conteúdos teóricos.

Tabelas

Nº1 – Português

Nº2 – Inglês

Nº3 – Química

Nº4 – Biologia

Nº5 - Biologia

anual

Resumos para consulta rápida. Os alunos recebem no 1º bimestre.

PALESTRAS

Ao longo do ano, o Objetivo promove palestras com especialistas sobre assuntos relacionados ao universo dos jovens, como comportamento, vestibulares, atualidades, entre outras. Abordam-se também as mais diversas carreiras oferecidas pelas instituições de ensino superior, a fim de orientar os alunos com relação à escolha da profissão, bem como prepará-los para a vida universitária e o mercado de trabalho.


PLANTÃO DE DÚVIDAS

O Plantão de Dúvidas funcionam, de modo a permitir que o aluno tenha sempre próximo de si um plantonista qualificado para solucionar qualquer dúvida sobre a matéria, ou sobre a resolução dos exercícios cotidos nos cadernos de atividades (Física, Química e Matemática).


TAREFANET

Na Tarefanet, o aluno encontra on-line exercícios do Caderno de Tarefas (TC) acompanhados de sugestões de resolução. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resolução dos exercícios das tarefas, apresentadas passo a passo. Isso permite o estudo de acordo com o seu interesse e o seu ritmo de trabalho.


SECRETARIA DE ATENDIMENTO, DOCUMENAÇÃO E NOTAS

Nas Secretarias de Atendimento, Documentações e Notas, o aluno é orientado sobre todas as atividades e programações diárias, tendo o registro de seu rendimento escolar (notas e faltas) e os documentos organizados de modo a permitir o acompanhamento do próprio desempenho durante todo o ano letivo.


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL

Os Serviço de orientação Educacional (SOE) visa a possibilitar ao aluno completa integração com a escola. Sua função principal é orientar o desenvolvimento individual tanto do ponto de vista acadêmico como do social. Assim que o aluno ingressa no Objetivo, os profissionais do SOE procuram propiciar-lhe condições ótimas de adaptação ao ambiente e de rendimento nos estudos.

O SOE também se dedica à orientação dos alunos, ao longo de sua vida escolar, para uma definição pessoal e responsável da futura profissão.


RESOLUÇÕES COMENTADAS E COBERTURA DOS VESTIBULARES

Os professores do Objetivo, em plantão permanente, resolvem e comentam todos os grandes vestibulares, analisando as tendências e inovações para incorporá-las, de imediato, aos cadernos de atividades e aos livros.

A cobertura dos vestibulares é feita através de jornais e emissoras de rádio e televisão, além do site do Objetivo na Internet, no qual se encontram os gabaritos e resoluções das provas, imediatamente após sua realização. Pela TV WEB Objetivo, é possível assistir aos comentários de nossos professores e coordenadores sobre a prova, em tempo real. É só acessar o site do objetivo para se manter informado sobre tudo o que diz respeito a vestibulares, universidades e profissões.


SECRETARIA DE VESTIBULARES

As Secretarias de Vestibulares oferecem informações sobre todas as instituições de Ensino Superior do país: cursos, carreiras, currículos, vagas, relação candidato/vaga, período de inscrição para o processo seletivo, programas etc. Além disso, encarregam-se da distribuição de manuais, auxiliam os alunos no preenchimento das fichas de inscrição e, em alguns casos, promovem a inscrição dos candidatos em diversos vestibulares, nas próprias unidades do Objetivo. Essas secretarias dispõem de Biblioteca e Arquivo, contendo material de divulgação de inúmeras universidades, além de Banco de Provas com o registro dos vestibulares realizados, para consulta de professores e alunos.


VESTIBULARES SIMULADOS

Com um calendário que cobre o ano todo, os vestibulares simulados reproduzem as exigências dos grandes exames: a organização rígida e minuciosa, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade.

Os principais objetivos são familiarizar os alunos com os vestibulares, ensiná-los a administrar bem o tempo disponível e habituá-lo a definir uma estratégia para a resolução das questões.


LABORATÓRIO DE REDAÇÃO

É uma atividade permanente, oferecida ao longo do aluno letivo, permitindo um acompanhamento personalizado da evolução de cada aluno. A partir de textos, explanações e de um debate, cria-se uma dinâmica de grupo e o aluno é estimulado a produzir o seu trabalho, sempre assistido pelo professor. A correção criteriosa detecta os erros e orienta o estudante.

São desenvolvidas propostas que abrangem as diversas modalidades redacionais, com material específico, acrescido de um repertório dos temas mais frequentes ou mais desafiadores dos últimos vestibulares. O Laboratório de Redação é, além disso, um espaço privilegiado para a discussão dos grandes temas da atualidade, enriquecimento as informações e a capacidade de argumentar, requisitos fundamentais nas dissertações – modalidade de redação exigida na maioria dos exames.


RECURSOS MULTIMÍDIA

Os alunos têm aulas em sala equipada com multimídia, com a finalidade de visualizarem a matéria dada, por meio de filmes, datashow e outros recursos tecnológicos.


GINCO – Gincana do Colégio Objetivo

O Objetivo promove tarefas e brincadeiras para tornar mais fortes os laços de amizade entre os alunos, desenvolver o espírito de equipe e ampliar a bagagem cultural de cada um.


FESTA JUNINA

Todos os anos, são comemoradas as festa de São João, São Pedro e Santo Antônio, com organização de alunos, professores e orientadores. Promovem-se brincadeiras típicas, como a tradicional quadrilha, o ponto máximo da festa junina.


FESTA DE FORMATURA

O Objetivo realiza todos os anos as festas de formatura para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. São festas organizadas também pelos alunos e com a participação de pais, professores, funcionários, orientadores – enfim, todos os que convivem com eles durante o período escolar.


PASSEIOS PEDAGÓGICOS

A atividade “Objetivo vai...” consiste em idas ao cinema, teatro, etc. e visa proporcionar aos alunos momentos de lazer, assim como ampliar sua cultura e intensificar sua integração com a escola.

 

FAC – Festival de Arte e Comunicação

O festival não tem caráter competitivo. Seu principal objetivo é estimular a atividade criativa e espontânea do aluno, bem como desenvolver e valorizar seus talentos. Durante o evento, são feitas apresentações de coral, danças, poesia, teatro e música, das quais todos os alunos poderão participar.

O FAC vai acontecer quinzenalmente no horário do intervalo. Os alunos deverão procurar pela secretaria do Colégio e falar com Fabiana para o agendamento de sua apresentação.

ROTINA DIÁRIA

Os alunos devem comparecer à escola com pontualidade, evitando atrasos e faltas desnecessárias. Devem trazer diariamente o material a ser utilizado durante as aulas: Cadernos de Atividades, objetos de uso pessoal e, eventualmente, algum item extraordinário solicitado pelos professores.

Recomendamos que não sejam trazidos à escola objetos alheios ao ambiente escolar, tais como celular e outros aparelhos eletrônicos. É expressamente proibido ao aluno utilizar telefone celular, iPhone, iPod e demais objetos de comunicação durante o horário das aulas e nas dependências da escola.

Caso o aluno estiver portando celular durante a avaliação será atribuída ao mesmo, nota zero. O aluno que trazer o aparelho para escola deverá deixar guardado em sua bolsa, não é permitido andar com celular na mão, bolso de calça e short, em cima da carteira e nem no estojo escolar. Se o aluno infringir as normas o aparelho será entregue para a Direção que tomará as medidas cabíveis pelo regimento e o aparelho somente será entregue para o responsável;

 

O uso do uniforme é obrigatório, inclusive em aulas extras e passeios. Não será permitido o ingresso de alunos com uniformes adulterados. (obs.: não será permitido o uso de short de modelo nenhum; as alunas deverão usar calça leg, calça bailarina ou calça jeans. As alunas que só usam saia, deverão obedecer o comprimento dentro do tolerável, em cima do joelho);


PROJETOS DE SOLIDARIEDADE

O Objetivo promove trabalhos filantrópicos com o intuito de contribuir com entidades assistenciais. Alunos, pais, professores e funcionários unem-se para desenvolver projetos solidários, como campanhas do agasalho, de alimentos, numa tentativa de transformar o aluno em cidadão consciente da realidade do país e capaz de agir no contexto da sociedade em que vive.


EXCURSÕES

São programadas excursões para locais onde haja não apenas opções de lazer e diversão, como também curiosidades científicas e culturais.


ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO

Procuramos diversificar as formas de avaliação aplicadas na escola, atendendo às mais recentes discussões pedagógicas sobre o assunto. Na 1ª e 2ª Série do Ensino Médio, além das Provas Específicas e das provas semanais, são também consideradas, na composição das médias, as tarefas de casa, a participação em aula, as pesquisas e os trabalhos (individuais e em grupo).

O aluno será solicitado a elaborar trabalhos conforme as instruções dos professores. Esses trabalhos são programados para oferecer um amplo leque de possibilidades, de forma a atender a diferentes interesses dos alunos e propiciar-lhes experiências diversificadas. As orientações são específicas para cada trabalho, de acordo com seus objetivos.

É importante ressaltar que os trabalhos são propostos de acordo com a faixa etária de cada série, devendo ser realizados pelos próprios alunos.

Oferecemos, antes da provas bimestrais, no horário normal das aulas, revisões para as avaliações bimestrais.

Na 3ª Série do Ensino Médio, também são aplicadas Provas Específicas, com questões de múltipla escolha e analítico-expositivas e além desta avaliação os alunos são submetidos, a cada bimestre ao Testão, que engloba todas as disciplinas nas suas 50 questões de múltiplas escolhas, elaboradas nos moldes do vestibular da FUVEST.

Login



 

 

 

 

Visitantes

Nós temos 27 visitantes online