Busca no site

Ensino Fundamental II

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade.

Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes.

É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais. Liderança para enfrentá-las. Criatividade para encontrar soluções. Persistência para não desistir diante das dificuldades.

O Colégio Objetivo preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, tanto na vida quanto no trabalho.

A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.

O Colégio Objetivo desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação orientada.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A orientação educacional visa a proporcionar ao aluno completa integração com a Escola, tanto no âmbito educacional quanto no social.

Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual, ajudando o aluno a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. É criar condições para que o aluno assimile profundamente todas as informações – considerando-se necessidade de receber o ensinamento de forma significativa - , levando-o à especulação, ao confronto.

O que se pretende é dar ao aluno condições para uma formação plena: além de informação, da construção e da troca de conhecimento, o aluno tem oportunidade de participar de atividades, suas tendências, seus gostos e desenvolvendo-os plenamente.

Dessa forma, propicia-se ao aluno – levando-se em conta suas dificuldades e seus anseios – um contato profundo e constante com o mundo que o cerca, capacitando-o a estabelecer um vínculo significativo com a realidade e a transpor barreiras, a fim de preparar-se solidamente para a vida futura.


CIÊNCIAS

Em ciências os alunos, por meio de aulas práticas, encontram respostas às suas dúvidas e curiosidades sobre experiências científicas, reproduzindo fenômenos ao alcance de seu conhecimento. Essas aulas têm por objetivo promover o primeiro contato dos alunos com noções de Física, Química e Biologia.


ARTES

É uma aula onde os alunos encontram um ambiente propício à criação e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da percepção espacial e da sensibilidade estética.


XADREZ

Esta aula ocorre uma vez por semana e oferece ao aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico e ágil. Além disso, esse jogo repassa pelas regras alguns valores éticos, essenciais para qualquer ser humano.

Segundo Charles Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do jogo de xadrez desenvolvem as seguintes habilidades:

• a atenção e a concentração;
• o julgamento e a concentração;
• a imaginação e a antecipação;
• a memória;
• a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
• o espírito de decisão e a coragem;
• a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
• a criatividade;
• a inteligência;
• a organização metódica do estudo;
• o interesse pelas línguas estrangeiras;


MATEMÁTICA

Em Matemática, o termo “laboratório” sugere a manipulação de materiais concretos relacionados com o cotidiano dos alunos, como forma de introduzir a assimilação de conceitos abstratos, evitando assim a mecanização de técnicas sem que haja uma real compreensão desses conceitos. Esses laboratórios são inúmeros, realizados uma vez por semana, e antecedem todas as matérias trabalhadas posteriormente em sala de aula, com a utilização de materiais próprios para esse trabalho.


PASSEIOS PEDAGÓGICOS

Periodicamente, os alunos têm oportunidade de visitar locais que propiciam um enriquecimento experimental dos temas vistos em sala de aula. Para tanto, são realizados passeios, visitas a indústrias e museus, parques, jardins, centros de pesquisa científica, espetáculos teatrais etc.

FAC – Festival de Arte e Comunicação

O festival não tem caráter competitivo. Seu principal objetivo é estimular a atividade criativa e espontânea do aluno, bem como desenvolver e valorizar seus talentos. Durante o evento, são feitas apresentações de coral, danças, poesia, teatro e música, das quais todos os alunos poderão participar.

O FAC vai acontecer quinzenalmente no horário do intervalo. Os alunos deverão procurar pela secretaria do Colégio e falar com Fabiana para o agendamento de sua apresentação.

ROTINA DIÁRIA

Os alunos devem comparecer à escola com pontualidade, evitando atrasos e faltas desnecessárias. Devem trazer diariamente o material a ser utilizado durante as aulas: Cadernos de Atividades, objetos de uso pessoal e, eventualmente, algum item extraordinário solicitado pelos professores.

Recomendamos que não sejam trazidos à escola objetos alheios ao ambiente escolar, tais como celular e outros aparelhos eletrônicos. É expressamente proibido ao aluno utilizar telefone celular, iPhone, iPod e demais objetos de comunicação durante o horário das aulas e nas dependências da escola.

Caso o aluno estiver portando celular durante a avaliação será atribuída ao mesmo, nota zero. O aluno que trazer o aparelho para escola deverá deixar guardado em sua bolsa, não é permitido andar com celular na mão, bolso de calça e short, em cima da carteira e nem no estojo escolar. Se o aluno infringir as normas o aparelho será entregue para a Direção que tomará as medidas cabíveis pelo regimento e o aparelho somente será entregue para o responsável;

 

O uso do uniforme é obrigatório, inclusive em aulas extras e passeios. Não será permitido o ingresso de alunos com uniformes adulterados. (obs.: não será permitido o uso de short de modelo nenhum; as alunas deverão usar calça leg, calça bailarina ou calça jeans. As alunas que só usam saia, deverão obedecer o comprimento dentro do tolerável, em cima do joelho);


ACAMPAMENTOS  (FORMATURA 9º ANO)

Os alunos são convidados a participar de acampamentos em que, ao lado da convivência social, também aproveitam para dilatar os horizontes do conhecimento. Para tanto, procura-se realizar esse acampamento em locais que, além de promoverem entretenimentos esportivos, também sejam propícios a atividades culturais, como observações por telescópios, estudos geográficos e ecológicos etc.

FESTA JUNINA

Todos os anos, o Colégio Objetivo realiza festas folclóricas. Organizadas por alunos, pais, professores e orientadores, e caracterizadas por diversas brincadeiras típicas, as festas juninas do Colégio Objetivo têm como ponto máximo a tradicional quadrilha.


PROJETOS DE SOLIDARIEDADE

O Objetivo promove trabalhos filantrópicos com o intuito de contribuir com entidades assistenciais. Alunos, pais, professores e funcionários unem-se para desenvolver projetos solidários, como campanhas do agasalho, de alimentos, numa tentativa de transformar o aluno em cidadão consciente da realidade do país e capaz de agir no contexto da sociedade em que vive.


EDUCAÇÃO FÍSICA

Visa ao desenvolvimento corporal completo, por meio de jogos e atividades orientadas. Nesta área, o que se pretende é educar corporalmente o estudante, ensinando-o andar, correr, pular, respirar, alimentar-se etc., conscientizando-o a buscar uma melhor qualidade de vida, além de propiciar a interação social por intermédio dos jogos de equipe.


GINCO – Gincana do Colégio Objetivo

Com a realização de tarefas e brincadeiras, a Gincana do Colégio Objetivo busca tornar mais fortes os laços de amizade entre os alunos, desenvolver o interesse cultural de cada um e incentivar os sentimentos de solidariedade. Durante a GINCO, faz-se arrecadação de alimentos, agasalhos e brinquedos com fins filantrópicos.


MATERIAL DIDÁTICO

O aluno recebe dois cadernos de atividades por bimestre e um livro de literatura editado pelo Objetivo.

Cada caderno contém teoria, exercícios para serem feitos em classe e tarefa de casa. Os cadernos de atividades contêm as seguintes disciplinas:


• Ciências 
• Química e Física –  no 9º ano
• Artes
• Geografia
• História
• Inglês
• Matemática
• Português
• Espanhol (material a parte)

TAREFANET

Na Tarefanet, o aluno encontra on-line exercícios da tarefa de casa acompanhados de sugestões de resolução. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resolução detalhada dos exercícios das tarefas, apresentados passo a passo. Isso permite o estudo de acordo com o seu interesse e o seu ritmo de trabalho.


PORTAL EDUCACIONAL

Um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem que integra on-line todas as unidades do Objetivo, permitindo que alunos, pais e professores realizem pesquisas, coletem informações, assistam a aulas e debatam assuntos relevantes a partir de qualquer lugar.


RECURSOS MULTIMÍDIA

Os alunos têm aulas em sala equipada com multimídia, com a finalidade de visualizarem a matéria dada, por meio de filmes, datashow e outros recursos tecnológicos.


TAREFAS DIÁRIAS

Os nossos alunos recebem a cada bimestre dois Cadernos de Atividades, nos quais estão distribuídas as diferentes disciplinas. Português, Matemática compõem um dos Cadernos. História, Geografia, Ciências e Artes estão no outro e separado Inglês. Os assuntos a serem desenvolvidos se distribuem em aulas numeradas de acordo com a carga horária de cada disciplina. A cada aula corresponde uma tarefa diária a ser realizada pelo aluno fora do período escolar. As tarefas encontram-se agrupadas ao final do conjunto de aulas de cada disciplina.

As tarefas do Caderno de Atividades são elaboradas para atender a diferentes objetivos. Primeiramente, visam a fazer com que o aluno reveja o conteúdo trabalhado em sala de aula e verifique sua efetiva compreensão do assunto. Em alguns casos, os exercícios propostos são de reforço da aprendizagem. Em outros, procura-se incentivar os alunos a ampliar seus conhecimentos através de pesquisas e desafios. É fundamental que todas as tarefas sejam realizadas com pontualidade a cada dia, pois são parte integrante do processo de aprendizagem dos nossos alunos, complementando o trabalho realizado em sala de aula.


ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO

Procuramos diversificar as formas de avaliação aplicadas na escola, atendendo às mais recentes discussões pedagógicas sobre o assunto. Além dos testões (prova mensal) e provas bimestrais (provas escritas), são também consideradas, na composição das médias, as tarefas, a participação em aula, as pesquisas e os trabalhos (individuais e em grupo).

A cada bimestre, o aluno será solicitado a elaborar trabalhos conforme as instruções dos professores. Esses trabalhos são programados de acordo com um amplo leque de possibilidades, de formas a propiciar aos alunos experiências diversificadas. As orientações são específicas para cada trabalho, de acordo com seus objetivos. A título de exemplo, podemos apontar algumas alternativas: pesquisa individual ou em grupo; elaboração de página de internet, dramatização; apresentação musical; confecção de maquete e criação de histórias em quadrinhos.

É importante ressaltar que os trabalhos são propostos de acordo com a faixa etária de cada série, devendo ser realizados pelos próprios alunos, de acordo com suas possibilidades. O auxílio de adultos deve se restringir a sugestões e apoio indireto.


LIVROS PARADIDÁTICOS

A cada bimestre, os alunos devem ler um livro de literatura especialmente preparado para eles e fornecido pelo Colégio. São obras originais ou adaptações de clássicos da literatura universal e alguns títulos da literatura brasileira. Todos foram escolhidos em razão de sua reconhecida importância para a formação cultural dos nossos jovens.

Além disso, a cada bimestre, o aluno deverá desenvolver um trabalho a partir da leitura do livro paradidático indicado pelo Colégio e escolhido pelo professor. As orientações para esse  trabalho serão dadas pelo professor em sala de aula.

As provas bimestrais de Português, no caso de livro de literatura, e de outras matérias que utilizar livro paradidático deverão conter questões alusivas à leitura feita e ao trabalho realizado.

 

LIVROS DE LITERATURA

 

 

 

Ano


Bimestre

As Mil e uma Noites: Contos Selecionados, de Paulo Sérgio Vasconcellos


Bimestre

Cupido e Psiquê e Outras Narrativas da Literatura Mundial, de Paulo Sérgio de Vasconcellos


Bimestre

Mitos Gregos, de Paulo Sérgio de Vasconcellos


Bimestre

Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare

 

 

 

 

Ano


Bimestre

Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift


Bimestre

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, tradução de Isabel de Lorenzo


Bimestre

Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand


Bimestre

Para Gostar de Ler – vol. 9, de vários autores

 

 

 

 

Ano


Bimestre

Quem Conta um Conto...e Outros Contos, de vários autores


Bimestre

O Anel de Polícrates e Outras Histórias, de vários autores


Bimestre

O Noviço / O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena


Bimestre

Romeu e Julieta, de William Shakespeare

 

 

 

 

Ano


Bimestre

Quatro Contos, de vários autores


Bimestre

(foram incluídos poemas no caderno de atividade).


Bimestre

Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado


Bimestre

Odisséia, de Homero

Login



 

 

 

 

Visitantes

Nós temos 5 visitantes online